VENDA DIRETA
É um sistema de comercialização de bens de consumo e serviços baseado no contato pessoal entre revendedores e compradores, fora de um estabelecimento comercial fixo.
O sistema de venda direta oferece vantagens para todos os envolvidos:
Para as empresas:
A venda direta envolve os mais diversos setores da economia, de cosméticos e produtos de limpeza à recipientes plásticos para alimentos e suplementos nutricionais. E uma das grandes vantagens para as empresas é o potencial de expandir o alcance geográfico de seus produtos;
Para o consumidor:
A venda direta representa um atendimento personalizado que não existe no varejo tradicional;
Para a sociedade:
É uma forma de contribuir para minimizar o problema do desemprego, além da oportunidade de complementação da renda familiar, gerando mais riqueza para o país.
As modalidades mais praticadas da venda direta são:
“Door to door” ou porta-a-porta: modalidade mais tradicional. Nela, a revendedora vai à casa ou ao local de trabalho do cliente para demonstrar as características dos produtos ou serviços oferecidos, bem como apresentar seus benefícios e tirar todas as dúvidas no mesmo instante. As vendas podem ser concretizadas logo após a demonstração ou posteriormente;
Catálogo: o consultor deixa um catálogo de produtos e seus respectivos preços com os potenciais clientes, seja em seu local de trabalho ou em sua residência. A vantagem para o cliente é ter um tempo maior para analisar e selecionar os produtos ou serviços que mais lhe interessam e, assim, fazer o pedido diretamente ao revendedor. A estratégia do catálogo é bastante utilizada quando os produtos já são bem conhecidos pelos consumidores;
Internet / Redes Sociais: esta é a modalidade que mais cresce nos últimos anos e tem permitido a empreendedores de venda direta atingirem um número maior de clientes em potencial. Por meio das principais redes sociais, sites ou aplicativos é possível enviar catálogos eletrônicos, apresentar vídeos sobre os produtos e serviços, tirar dúvidas, compartilhar experiências de outros consumidores, e selar o negócio sem perder o conceito de relacionamento pessoal entre consultor e comprador.
Os participantes podem lucrar de duas maneiras:
Sistema mononível: o revendedor/consultor compra o produto e o revende com uma margem de lucro médio de mercado de 30%;
Sistema multinível: também conhecido como marketing de rede. Trata-se de modelo de negócio legal em que o empreendedor obtém lucro tanto com a revenda de produtos e serviços como também com a formação de sua própria equipe de vendas, indicando outras pessoas para a sua rede. Este modelo aumenta a capilaridade dos produtos e serviços oferecidos pelas empresas e tem papel importante no fomento de novos empreendedores.
Em ambos os casos os participantes ainda aproveitam o desconto na compra de produtos diretamente do Grupo Hinode para o consumo próprio.